AGENCIAMENTO

O agenciamento de artistas da Literatura e das Artes Plásticas pela Lalô 3051 tem por objetivo disseminar os produtos culturais de seus agenciados e de suas agenciadas. Para cumprir esse objetivo, a Lalô apresenta e representa esses e essas artistas em diferentes campos culturais e espaços que estejam abertos para o diálogo entre conhecimentos e a arte. Nossos e nossas artistas têm diversas atividades que não se restringem aos seus livros ou obras de arte, elas também estão em versões mais alcançáveis por meio de palestras, cursos, oficinas, exposições, entre outras.

Quer saber mais detalhes do serviço? Mande um mensagem .

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Quer saber quem já é agenciado ou agenciada? Clique aqui.

LEITURA CRÍTICA

A leitura crítica está entre um dos processos principais de preparação de um texto. Por vezes, ela é feita por nós enquanto redigimos um texto mais complexo, em outras, pedimos para que outras pessoas o façam. Ela acontece quando uma editora recebe um original, quando o texto é submetido ao parecer de um periódico acadêmico, quando um professor ou professora recebe uma monografia, dissertação ou tese. Quer dizer, a leitura crítica é aquela leitura atenta realizada sobre cada parte que compõe o texto com o objetivo de localizar a sua efetividade considerando o seu objetivo. As situações de leitura crítica que exemplificamos nem sempre são feitas de maneira formal, com anotações ou apontamento específicos sobre cada uma dessas partes que compõem o texto e podem apresentar problemas; é comum, nessas situações, um feedback mais holístico do que pontual.

Para que você tenha uma leitura crítica que aponte pontos positivos e pontos negativos, bem como uma avaliação de cada aspecto que compõe um texto, seja em prosa, seja em verso, a Lalô 3051 reuniu um time de escritoras, escritores e especialistas em Teoria da Literatura para realizar essa função para você.

Fazemos a Leitura Crítica de seu texto de ficção, em prosa ou verso, em suas variadas formas, considerando parâmetros estabelecidos por estudos e pela experiência desse time de acordo com o gênero textual que você está submetendo para avaliação.

Há diferentes formas de se analisar e avaliar um texto. A proposta de Leitura Crítica da Lalô 3051 segue uma abordagem narratológica e isso implica afirmar que há algumas concepções dentro disso.

A nossa Leitura Crítica incidirá sobre narrativas literárias, que por sua vez compõem algumas formas do modo narrativo. Essas narrativas, então, são predominantemente ficcionais.

A narrativa literária se estrutura basicamente em dois planos: o da história e do discurso, criando a narração.

Isso se dá por meio da interação de algumas categorias basilares: personagem, espaço, ação, tempo, perspectiva narrativa e narrador, além de aspectos como coerência, mecanismos linguísticos, consistência no mundo possível e transtextualidade.

Para tanto, a Lalô 3051 montou um time de pareceristas para realizar a leitura e avaliação de seu original considerando essas categorias, esses aspectos e as especificidades do seu texto, como modo do discurso, gênero literário ou subgênero.

A Leitura Crítica é cobrada por página de arquivo Word, fonte Arial Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm, com margens de 3cm.

Quer saber mais detalhes do serviço? Preencha o formulário e solicite um orçamento que entraremos em contato.

Já faz bastante tempo que se estuda poesia e, na época dos gregos, a tragédia, a épica e a poesia lírica eram os modos literários (não tinham esse nome ainda) de prestígio, especialmente depois que Aristóteles saiu por aí afirmando isso na Poética. Ele, mais além, definiu que era a Tragédia a forma superior.

Já dizia Eugénio de Andrade que a poesia é o “mergulho do homem nas suas águas mais silenciadas”.

A Poesia continua sendo aquela forma de expressão única em que a força do texto dispensa ações propriamente ditas ou grandes cenas. A expressão poesia lírica se refere a vários textos literários do modo lírico e diferentes concepções dificultam a sua definição.

É nesse sentido que pensamos numa Leitura Crítica que esteja de acordo com as necessidades de um texto de poesia ou lírico, que possa analisar, de fato, propriedades essenciais do modo lírico em qualquer de seus subgêneros.

A nossa Leitura Crítica avaliará, conforme o texto lírico: interiorização, por meio do sujeito poético e do mundo criado; subjetividade – pela presença ou não de um eu expresso (primeira pessoa gramatical) e pelas imagens, metáforas e recursos de composição; poesia lírica como conhecimento; motivação poética – evocação de sentidos (compensando ou superando a convencionalidade); redundância, tanto dos sons quanto dos sentidos, como concretizadora da motivação (como aliteração, rima, ritmo, métrica, metáforas, polissemia, duplo sentido, ambiguidade, repetição, etc.); subgênero; verso livre; versificação; poesia experimental.

A Leitura Crítica é cobrada por página de arquivo Word, fonte Arial Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm, com margens de 3cm, contendo apenas uma coluna de texto.

Quer saber mais detalhes do serviço? Preencha o formulário e solicite um orçamento que entraremos em contato.

REVISÃO TEXTUAL COMPLETA

A revisão textual, assim como a Leitura crítica, é parte essencial do processo de finalização de um texto. Novamente, ela também pode ser realizada por nós, como autores e autoras do texto, mas a revisão realizada por uma terceira pessoa consegue perceber aquilo que os nossos olhos já acostumados com aquele texto não enxerga mais.

O serviço de RTC pode ser contratado à parte ou fazer parte de um pacote junto com a Leitura Crítica (assim você ganha um desconto na RTC).

O que ela compreende: ortografia, erros de digitação, espaços excedentes, concordância, pontuação, paralelismo, uniformidade temporal e pessoal, vícios de linguagem, repetições, eufonia, estrutura sintática, coesão e coerência.

Quer saber mais detalhes do serviço? Preencha o formulário e solicite um orçamento que entraremos em contato.